Perfil Corporativo e Histórico

Bem-vindo à Bombril, uma empresa que conquistou milhares de lares no Brasil inteiro.

Nossa história começou a ser escrita no verão de 1948, a partir de um sentimento vivo na alma de nosso fundador: a paixão pelo novo. Naquela época, as panelas de ferro estavam cedendo seu lugar às panelas de alumínio, mais modernas, leves e rápidas de aquecer, porém, as donas de casa se queixavam de limpá-las com esponjas comuns. Elas desejavam usar algo que pudesse ser fácil de arear e de dar brilho, deixando-as sempre novas e bonitas.

O lançamento foi uma revolução para as donas de casa. Bombril polia panelas e também limpava vidros, louças, azulejos e ferragens, tanto que ganhou o conceito de “1001 utilidades”. Naquele ano, foram vendidas 48 mil unidades de Bombril.

Em 1976, a Bombril muda sua linha de produção do bairro do Brooklin, em São Paulo, para a moderna fábrica em São Bernardo do Campo, cidade próxima à capital. Essa unidade existe até hoje e é considerada a grande casa da Bombril.

Em 1984, é a vez da inauguração da Bombril Nordeste, em Recife (PE), e a razão social muda para Bombril S/A. A empresa passa a ter ações negociadas na Bolsa de Valores. Em 1987, mais uma inauguração, agora da Bombril Minas, em Sete Lagoas (MG).

Com o tempo, nossa marca foi crescendo e se desenvolvendo até se tornar o que é hoje.

A Bombril S.A. (“Bombril”) é uma sociedade anônima de capital aberto listada – B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) sob o código BOBR4 ações preferências, com sede e principal local de negócios na cidade de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo.

A Companhia com 76 anos de atividade e atuação no segmento da indústria de higiene e limpeza, fabricando produtos de consumo doméstico e industrial. Detentora de marcas consagradas, como Limpol, Mon Bijou, Sapólio Radium, Kalipto, Força Azul, Pinho Bril e Bombril.

O portfólio da Bombril reúne mais de 16 marcas e cerca de 217 itens de limpeza em diversas categorias, incluindo esponjas de aço, detergentes, amaciantes, desinfetantes, limpadores multiuso, saponáceos, limpadores perfumados, esponja sintética e outros itens essenciais da limpeza doméstica.

1948
1958
1976
1978
1984
1987
1994
1999
2005
2006
2008
2012
2014
2016
2017
2022
2023

FUNDAÇÃO.

1948, Inauguração.
Em 14 de janeiro de 1948, Roberto Sampaio Ferreira fundou a Abrasivos Bombril Ltda, fabricando a lã de aço. O lançamento foi uma revolução para o mercado porque, além de polir panelas, o produto limpava vidros, louças, azulejos e ferragens, ficando conhecido como “1001 utilidades” e vendeu 48 mil unidades, no primeiro ano.

Mudança de embalagem da marca Bombril.

MAIOR FÁBRICA DE LÃ DE AÇO.

1976, BBA – Bombril Anchieta.
Em 1976, a Bombril muda sua linha de produção, do Brooklin, em São Paulo, para a uma nova e moderna fábrica na Via Anchieta (BBA), em São Bernardo do Campo. Sempre renovando e acompanhando as novas tecnologias, a Unidade continua até hoje como a grande casa da Bombril. Considerada a maior fábrica produtora de lã de aço do mundo.

Surge o “Garoto Bombril”, interpretado pelo ator Carlos Moreno.

BBN – INAUGURAÇÃO DO PÁTIO FABRIL.

1984, BBN – Bombril Nordeste
Em 1984, é inaugurada a fábrica de detergentes, desinfetantes e amaciantes dentro na unidade em Abreu e Lima, cidade próxima a Recife (PE). Hoje a BBN, representa aproximadamente 25% do volume de produção entre as unidades.

BOMBRIL NA BOLSA DE VALORES.

11984, Capital Aberto
Em 1984, a razão social muda para Bombril S/A. A empresa passa a ter ações negociadas na Bolsa de Valores.
A Bombril S.A. (“Bombril”) é uma sociedade anônima de capital aberto listada – B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) sob o código BOBR4 de ações preferências.

BBM – INAUGURAÇÃO DO PÁTIO FABRIL.

1987, BBM – Bombril Minas Gerais.
Em 1987, é inaugurada a Fábrica BBM, de Sete Lagoas – MG. Com total de 117.506m² de terreno, sendo 18.753m² de área construída.

A BBM tem como destaque ser a única unidade da Bombril que faz a produção de Sapólio.

LIVRO DOS RECORDES.

1994, Guiness Book.
A Bombril entrou para o Guiness Book, o Livro dos Recordes, em 1994, com a campanha “garoto Bombril” por ter o maior tempo de permanência no ar do mundo.

Carlos Moreno, atuou de 1978 a 2004, ininterruptamente. Depois, ficou afastado e voltou em 2006, depois teve seu último comercial, em 2019, com a série da Netflix. Durante o período fez aproximadamente 400 comerciais diferentes.

SOMOS A MARCA DO SÉCULO.

1999, marca eleita.
A marca Bombril é considerada a Marca do Século. Este reconhecimento veio de um time de estrelas de Propaganda e Marketing, que elegeu as 21 marcas mais prestigiadas pelos consumidores brasileiros neste século. Destas, apenas 4 são brasileiras, como a Bombril.

Campanha “Me aperta, me cheira, me chama de Mon Bijou”.

O RETORNO.

2006, Ronaldo voltou!
Em 2006, acontece um grande e excelente marco na história da Bombril, Ronaldo Sampaio Ferreira, retorna à assumir o controle da Companhia, ao se tornar novamente o acionista majoritário, do qual segue atuante, até hoje.

A volta do Garoto propaganda.

MARCA DE ALTO RENOME.

2008, Selo INPI.
A Bombril é uma das primeiras e pouquíssimas marcas genuinamente brasileira a receber do INPI o reconhecimento de marca de “alto renome”. Assim, a Bombril ganha proteção especial, por lei, do uso da marca (igual ou similar) não poder ser usada por mais nenhuma outra empresa, produto ou serviço, independentemente de qualquer segmento de atividade.

  • Limpol: Lançamento de novas versões.
  • Pinho Bril: Mudança de embalagem.
  • Limpol: Lançamento de novos produtos como sabão em pasta.
  • Sapólio: Lançamento Espuma Ativa.

Um ano de virada para os resultados.

Os indicadores de performance e resultados da Bombril mesmo diante de um ambiente macroeconômico altamente desfavorável, encerram o ano com importantes e significativas evoluções.

  • Bombril: Mudança de embalagem (Eco Bril).
  • Mon bijou: Microcápsulas em todas as versões Regulares.
  • Sapólio: novos rótulos.

RECORDE DE RESULTADOS.

2022, R$2.140 bilhões.
A Bombril atingiu o histórico número de R$2,140 bilhões em receita bruta no ano de 2022, sendo R$591 milhões no quarto trimestre, acumulando um crescimento de mais de 26,2% frente ao ano anterior. O EBITDA acumulado alcançou a marca inédita de R$189,7 milhões, sendo 3,8x maior que os R$50 milhões realizados em 2021. Quero destacar o papel fundamental do “timaço” da Bombril, que é o protagonista à frente desses importantes resultados alcançados.

Lançamento da nova linha Mon Bijou, que consolida a marca como especialista nesse segmento específico. A campanha publicitária dessa linha tem como protagonista o ator Reynaldo Gianecchini, reforçando a  imagem  e  a qualidade associadas à marca.Inauguramos em São Bernardo do Campo, a nossa primeira loja conceito aberta ao público.